sábado, 10 de dezembro de 2011

O AMOR É O CUMPRIMENTO DA LEI

Ao contrário do que muitos pensam, observar a Lei de Deus é prazeroso. Não é carregar um fardo pesado e insuportável. Também não é se acomodar crendo que só em obedecer aos preceitos sagrados já se está salvo ou que por meio deles se salvará. O segredo está em entender que tudo o que Deus fez tem um propósito sabiamente arquitetado pelo Criador. Muitos confundem o propósito da Lei Moral com o proposito da lei cerimonial e civil. Quando DEUS deu os Dez Mandamentos a Israel, Ele pensou no bem estar do homem com DEUS e com o próximo. Quando Ele deu as leis cerimoniais e civis, pensou em ensinar essa nação o sentido do que Jesus viria fazer quando se cumprisse a promessa da vinda do Messias e como deveria se comportar a nação cujo DEUS é o Senhor. A única parte da lei que foi escrita pelo próprio dedo de Deus foi os dez mandamentos. Isso nos comove! O mesmo dedo que criou o ser humano, agora o instrui como viver! Não precisamos mais da circuncisão, não precisamos mais oferecer sacrifícios pelos nossos pecados. Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e nEle somos feitos filhos de Deus. Agora eu pergunto: Ainda precisamos estar bem com DEUS e com o PRÓXIMO? Claro que sim! E a obediência aos dez mandamentos nos ajuda nisso. Se obedecer a Lei fosse algo ruim, o salmista não diria estas palavras: A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos (Salmo 19.7-8). O motivo pelo qual devemos amar os mandamentos de Deus é que eles expressam o caráter santo de Deus e Sua boa vontade para com os homens. Obedecer aos mandamentos de Deus é prova de amor - Disse JESUS: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele (João 14.21). Mas a verdade é que nós temos por tendência sermos totalmente indiferentes às palavras de Deus. E agindo assim, continuamos no pecado deliberadamente mesmo depois de reconhecermos a morte de Jesus na cruz para nos libertar do pecado. Por isso Paulo ensina: É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçaras (Romanos 7.7). Pecado é a transgressão da LEI (1João 3.4). A Bíblia não nos deixa dúvidas quanto a nossa condição pecadora ao transgredir os mandamentos. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado (Romanos 7:14). Por que no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus, mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros (Romanos 7.22-23). Nossa oração deve ser: Desvenda meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua Lei (Salmo 119.18). Deus nos deu a Lei porque nos ama; nós a obedecemos porque amamos a Deus. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Pois estes mandamentos: Não adulterarás, Não matarás, Não furtarás, Não cobiçarás, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: Ame o seu próximo como a si mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. Romanos 13.8-10

www.achandotesouros.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails