terça-feira, 10 de agosto de 2010

O PÚLPITO É O MEU MELHOR LUGAR!

O que é púlpito? Púlpito é um palanque, uma tribuna, um lugar de destaque. Lugar de destaque, por quê? Porque quem usa um palanque ou uma tribuna, geralmente tem algo importante a dizer. Dizer o que? Depende, se for em uma Igreja, o púlpito é para ser usado para pregar o evangelho. Diante disso não consigo mesmo entender como um pregador pode dizer que o púlpito é o seu melhor lugar. Ouvi de um “quase” famoso conferencista internacional, que o púlpito é o lugar onde ele se realiza e fiquei me questionando o porquê dessa opinião. Será que na sua casa não seria o melhor lugar para se estar, ao lado de sua família, fazendo planos para o futuro? Ou na solidão de seu quarto, na intimidade buscando a Deus em oração e estudo da Palavra? Tudo bem que pregar o evangelho é muito bom, mas daí dizer que "o púlpito é o seu melhor lugar", me soou estranho! O evangelho pode e deve ser pregado em qualquer lugar e não necessariamente em cima de um púlpito.O que faz esse pregador considerar o púlpito o seu melhor lugar é o destaque e vantagens que ganham os que falam em cima dele. Por observar bem as atitudes de quem usa esse tipo de frase, cheguei à conclusão de que: É mais fácil subir em um púlpito, pregar e ainda ganhar salário por isso, do que gastar dinheiro e tempo se dedicando a fazer uma faculdade e se profissionalizando para que, depois de muito esforço, consiga um bom emprego. É mais fácil dar conta da vida dos outros do que da própria vida. É muito mais fácil discutir uma situação em cima de um púlpito, onde quem sobe nele acha que manda na igreja, do que discutir uma situação olho no olho, com sinceridade e sem perder o respeito. Não suporto mais tanta mesquinharia, estou com nojo dessas atitudes! Tem gente se esquecendo que Jesus é o nosso maior exemplo e tem tomado como modelos certos ”pregadores avivalistas” que não têm compromisso com a verdade. Por isso as Igrejas estão tão desorganizadas - porque têm líderes se esquecendo de sua missão, obcecados por se realizarem nos púlpitos. Geralmente os púlpitos das Igrejas recebem enfeites de lindas flores, tapetes e cortinas - um ambiente apropriado para se destacar,(Não tenho nada contra ornamentar o púlpito), mas Jesus pregou sua mensagem na montanha, Jesus pregou de dentro de um barquinho, Jesus pregou em festas, Jesus pregou em casas, Jesus pregou em velório, Jesus pregou no Templo. Jesus não escolhia lugar de destaque para se realizar, Ele escolhia realizar a obra de Deus - obra que ele sabia que lhe custaria a vida - e não buscou riquezas, fama e aplausos. Jesus escolheu dar a sua vida para salvar as nossas e não usar as nossas vidas para se realizar. Jesus escolheu deixar a sua glória e vir a este mundo para ser homem simples, assim como eu e você, sujeito à tristezas e dores. Jesus realizou sua missão sendo obediente e fiel até a morte e morte de cruz. E ainda tem gente querendo se promover às custas do evangelho! Saiba que Deus não dá a Sua glória a ninguém e, se vivemos e nos movemos e realizamos qualquer coisa, deve ser sempre para a glória de Deus. Portanto, aprendamos com o Mestre: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma”. O púlpito não é o seu melhor lugar, se subindo nele, você se esquece de anunciar o Reino de Deus e perde tempo fazendo coisas medíocres como: provocar o próximo, acusar o próximo, causar divisão na igreja, deixar crente triste com seu mau comportamento. Deixe de ser menino imaturo e cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como diz meu marido: Se Jesus não estiver em primeiro lugar é melhor parar! Parar de pregar, parar de cantar, parar de escrever, parar de fazer o bem aos pobres, parar de visitar enfermos e prisioneiros, parar de expulsar os demônios, parar de profetizar, pois tudo isso só deve ser feito se for para a glória de Deus e não para a nossa auto promoção.

www.achandotesouros.blogspot.com

Um comentário:

  1. Concordo com você em "gênero, número e grau".
    Mas e creio que você tomou muito "ao pé da letra" a afirmação do sacerdote.
    O que ele quiz didizer é que o "lugar" dele é pregando o Evangelho...e o ligar na Igreja Católica de pregar a Palavra È NO PÚLPITO, Quando o sacerdote, com a Bíblia nas mãos desce do altar ouve a aclamação da Palavra de Deus, o Espírito Santo enche sua alma e ele faz a "homilia" que não o recitar ***, Capítuo tal, versículo tal...Pois bem, naquele momnento ele LÊ em voz a alta o trecho do Evangelho do do dia e depois faz sua pregação.
    Isto não qier dizer que deva ir de casa em casa, num barco, ou num monte, ou no deserto,
    para pregar. A Igreja Católica tem seu próprio meio de aproximar suas ovelhas de Jesus.
    O mais lindo lugar para o Sacerdote, onde ele se realiza É NO PÚLPITO! Sem falar na Consagração na Satíssima Eicaristia.
    Desculpe. Não quero entrar em "contenda"...Jesus, Ele mesmo, nos disse para não entrar em contendas"... e nos mandou PREGAR O EVANGELHO, não disse que tinha-mos que pregá-lo nos lugares onde Ele pregou.
    No Amor de Crito Crucificado, na Fé no Deus Uno e Trino...LUZ e PAZ. ****Ariste Thurler

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails