domingo, 13 de junho de 2010

ORGULHO E HUMILDADE

Orgulho é uma coisa e humildade é outra...Mas qual é o sentido de um e de outro? Vamos começar pelo ORGULHO? Muitos pensam que ser orgulhoso é se vestir bem, gostar de coisas de boa qualidade, ter um carro novo e uma casa boa. Mas isso não classifica um orgulhoso, pois tem tanta gente que batalha a vida toda para conquistar um padrão de vida melhor e continua sendo humilde e também tem pessoas miseráveis que "se acham". Na verdade o orgulho é um sentimento e sentimento tem a ver com alma e alma tem a ver com pecado e pecado tem a ver com condenação! Sendo o orgulho um sentimento de satisfação por sua própria capacidade e elevado conceito de dignidade, faz com que quem possui esse sentimento se considere capaz e suficiente. Agora analise bem: O orgulho é um sentimento da alma e uma alma orgulhosa é uma alma pecadora que necessita de ajuda, mesmo sem reconhecer isso! A Bíblia nos ensina muito sobre o perigo de ser orgulhoso e se estudarmos direitinho as Sagradas Escrituras, aprenderemos que ser orgulhoso é perder tempo. Assim diz a Palavra de Deus (Pv 16.18) “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. Podemos entender esse provérbio santo da seguinte maneira: O orgulho vem antes da destruição, o espírito engrandecido antes da queda. Ou seja, a pessoa orgulhosa, que se acha suficiente e satisfeita com a sua própria capacidade, logo irá "cair", tendo a sua vida destruída. Quantos já presenciamos por aí com o pescoço levantado, peito estufado e nem sabendo mais por o pé no chão, "achando que tem o rei na barriga”, mas de repente o pescoço cai, os ombros encurvam e nem consegue mais levantar direito o pé do chão? Existe uma história real que a bíblia nos conta a respeito de um querubim ungindo, que era lindo e muito especial - seu nome é Lúcifer, mas que, por "se achar digno de ter o que não tinha”, acabou perdendo toda a glória que tinha antes e o resultado foi a queda e destruição. Esse querubim, antes lindo e ungido, se tornou a criatura mais terrível e amaldiçoado que existe: o inimigo de nossas almas, o diabo. Sabemos que ele tinha uma importante função no reino de Deus, mas que por seu orgulho acabou sendo expulso e hoje sua função é imunda e desprezível, pois é fazer mal ao homem. Usando de todas as suas artimanhas, ele aproveita a fraqueza que ele conseguiu colocar na natureza humana, que é o pecado, e sabendo que seu fim será o lago de fogo, luta incansavelmente para arrastar toda a humanidade para o mesmo lugar. Por isso há tanta maldade no mundo, por isso há também tantos orgulhosos. Não devemos permitir que o orgulho domine nossa alma, pois nos somos totalmente dependentes e nunca somos capazes de fazer nada sozinhos, basta analisarmos. Desde a concepção humana, precisamos de um pai e uma mãe e depois, quando estamos lá no útero, somos necessitados da ajuda materna. Quando nascemos somos mais dependentes ainda. O que seria de nós se ninguém nos alimentasse ou trocasse nossa roupinha ou nos colocasse em um lugar seguro para dormirmos? Ou seja, não existe ninguém que possa se sentir totalmente satisfeito com a sua própria capacidade, porque na verdade não somos tão capazes assim! O pior de tudo é que uma alma orgulhosa não reconhece que necessita de socorro e salvação, então despreza facilmente a voz do Espírito Santo que o convida a aceitar Jesus como Senhor e Salvador. O orgulhoso cai na vida sem perceber, sendo enganado pelas ciladas do diabo e tendo os olhos tapados pelo o orgulho caminha apressadamente para a destruição de sua vida aqui na terra e também na eternidade. Ao contrário do orgulho, a humildade tem um bom resultado, como podemos ler em (Pv 15.33) “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade”. Enquanto o orgulho vai à frente da queda e destruição, a humildade vai à frente da honra! Os humildes serão realmente honrados, tanto nesta vida quanto na eternidade. Foi por isso que Jesus nos deixou o seu exemplo e nos convidou a aprendermos dEle que é humilde e manso de coração. Não há felicidade na destruição e nem na queda há paz. Toda vez que penso em orgulho lembro-me das torres gêmeas - não que elas representassem isso - mas elas tinham aparência, eram grandes e pareciam fortes. Representavam um certo poder quando de repente: Buuummm! Lá se foi a beleza e o glamour daquelas que sempre estavam presentes nos cenários dos grandes sucessos cinematográficos. É assim que acontece com os orgulhosos.Toda a sua beleza e sucesso caem em destruição, como naquele 11 de setembro caíram as torres gêmeas. Mas os humildes que temem a Deus e alcançam misericórdia são honrados assim como José foi, mesmo sendo desprezado pelos irmãos e vendido por eles, mesmo tendo que viver distante de seu pai Jacó, mesmo tendo que viver em um ambiente muito diferente do que era acostumado, mesmo sofrendo tentações, mesmo sendo perseguido e lançado em uma prisão por muitos anos, mas, por continuar sendo humilde, Deus o exaltou. Para provar que a humildade vem antes da honra, José que antes era só um rapaz sonhador, se tornou o governador do Egito, por ser humilde e fiel a Deus. Deus não quer nada de nós a não ser o nosso coração para que Ele venha, através do Espírito Santo, fazer habitação em Seu Templo. Deus quer a nossa vida redimida e santa através do sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário. Jesus ama o coração humilde que O recebe como Deus. Ao coração que O recebe, Ele da a paz!

www.achandotesouros.blogspot.com

3 comentários:

  1. lindo estou em lagrimas ;muito lindo!!!!
    youtube pastor sergio monteiro ,ministério prega a palavra.

    ResponderExcluir
  2. AMEI A MENSAGEM , MUITO LINDA!!!!!
    PRECISAMOS FICARMOS ALERTOS SOBRE ESTE
    DETALHE , MUITA GENTE SE ACHA MELHOR
    QUE O OUTRO E ISSO NÃO É VERDADE !!!!
    DEUS ABENÇOE !!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. DONIZETTI OLIVA DE VASCONCELOS29 de abril de 2011 às 07:24

    MENSAGEM LINDA;MARAVILHOSA!... REALMENTE A HUMILDADE PRECEDE A HONRA.

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails