sexta-feira, 11 de junho de 2010

RETETÉ?

RETETÉ? O que será isso? Seria um tipo de dança? Ou será que é um movimento antibiblico? Será que é a manifestação do poder do Espírito Santo? Vamos analisar bem direitinho para chegarmos a uma conclusão. Peço-lhe que leia com muita atenção a mensagem de hoje para que não fique confundido, triste ou até mesmo escandalizado, mas consiga, através do poder da Palavra de Deus, discernir o que realmente vem a ser o tão aceito e respeitado RETETÉ. Como podemos ver na enquete, a maioria das pessoas que votou nunca ouviu falar em reteté; em segundo lugar vieram as opiniões contra esse movimento, o considerando antibiblico; as demais dividiram as opiniões entre ser o reteté uma dança ou o poder do Espírito Santo. Independente do conceito que tenha sobre o tema, convido-o a ler esta mensagem com muita atenção! O que significa a palavra reteté? Este termo não consta de dicionários oficiais, embora haja quem diga que ele teve origem no italiano. Dizem que relaciona-se com a culinária e significa: "mistura, movimento, reboliço, festa, aquilo que foge da normalidade". Esse movimento ou esse reboliço ganhou um espaço gigantesco no meio das igrejas, principalmente nas pentecostais. É muito comum ouvir um pregador pronunciando a tal expressão, principalmente se ele for avivalista. E os cantores também gostaram muito dessa onda de reteté e até gravam músicas que promovem essa "mistura" e esse" movimento" chamado reteté. Infelizmente, o reteté não tem trazido bons resultados para a igreja, pois ao invés de ouvirem, aprenderem e praticarem a Palavra de Deus, as pessoas estão indo às igrejas para fazerem uma "festa" que "foge da normalidade". Nessas reuniões de reteté quase não é pregada a Palavra de Deus, preferem usar pedaços isolados das escrituras e usá-los para fazerem heresias que são bem aceitas pelas pessoas amantes das obras da carne e inimigas de terem que carregar a cruz para seguir Jesus. Esse movimento também é muito aceito pelos novos convertidos que ainda não conhecem a Palavra de Deus e acabam aprendendo que isso é ser cristão. A coisa mais triste do reteté é fazer os crentes parecerem macumbeiros (esse comentário parece implicante e grosseiro, mas não é), pois nas reuniões de reteté as pessoas dançam como no terreiro de macumba (todos nós sabemos que os macumbeiros não adoram a Jesus e seus cultos não são oferecidos a Deus). Então, como pode um adorador cristão se parecer com um pai de santo? Não podem ter nada a ver e, sim, serem totalmente diferentes, pois um oferece culto a Deus e o outro a demônios! Mas no reteté, até mesmo as músicas são parecidas com as de terreiro e as danças, idênticas às de mães de santo, ritmos tocados e movimentos com o corpo, semelhantes em ambos. Mas o que explica isso? Seria os demônios imitando o Espírito Santo? Muitos adeptos do reteté, ao serem questionados sobre as semelhanças de ambos os movimentos, confirmam que o Espírito Santo é quem faz todo o movimento no culto e que nos terreiros os demônios o imitam. O que vale a pena é ler e reler para aprender direitinho e obedecer ao que está escrito em (1Corintios 14), pois este texto inteirinho nos ensina como cultuar a Deus, mas a partir do versículo 26 até o 40, realmente vemos o que Deus espera receber de nós quando nos reunimos para O cultuar. Usarei aqui a seguinte sequencia de versículos desse mesmo texto, para que possamos meditar melhor a respeito do que Deus aceita como culto (versículos 26,33,37,38,39,40). “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor, mas se alguém ignora isso que ignore. Portanto irmãos, procurai com zelo profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem". Lendo esse texto bíblico, portanto inerrante e santo, não dá para acreditar que Deus receba um culto do tipo reteté. Como lemos no início da mensagem, os significados para essa palavra são de muita bagunça e nada de ordem e decência, pois reteté quer dizer reboliço, mistura, festa, aquilo que foge da normalidade. Na verdade, reteté se tornou uma “gíria pentecostal” que, infelizmente, significa prestar um culto ao contrário do culto que Deus ensinou e que deseja receber de nós. Essas palavras do texto bíblico eram para serem obedecidas como mandamentos do Senhor, mas o que parece é que até mesmo os pastores rasgaram essa página da bíblia ou riscaram essas palavras, ou seja, não estão cuidando em serem espirituais, nem profetas de Deus. O reteté é uma vergonha para o cristianismo! Pois cristãos são os que seguem os ensinamentos de Cristo e vivem como Ele ensinou, obedecendo à Sua Palavra, recebendo dEle o poder para serem Suas testemunhas neste mundo de horror, onde o mal tem dominado os corações. Ser cristão é renunciar aos desejos carnais que arrastam o homem para o pecado, é negar-se a si mesmo e tomar a cada dia a sua cruz para seguir Jesus. Não existe cristianismo sem Bíblia, não existe cristianismo sem obediência, não existe cristianismo sem cruz. Mesmo que os "retetezeiros" (se reteté foi inventado, podemos inventar um nomezinho para quem o adota) insistam em dizer que toda aquela bagunça que eles fazem nos cultos é manifestação do poder do Espírito Santo, nunca conseguirão convencer os amantes da genuína mensagem bíblica que aprendem ao ler Atos 2 o que realmente é o poder do Espírito Santo. Pedro pregou cheio do poder do Espírito Santo, pregou a mensagem da cruz, que salva e liberta o homem do pecado e o prepara para viver a eternidade no céu e, nessa mensagem Pentecostal, ganhou quase três mil almas para Jesus. Quantas almas têm ganhado os cultos de reteté? Quantas vidas tem sido libertas nessas reuniões? Qual o tema dos louvores ou mensagens pregadas nos cultos de reteté? A mensagem pregada no reteté é de Vitóriiiaaaa! Parece boa a mensagem? Só parece, pois não prega a vitória de Jesus na cruz, nem a vitória do crente sobre o pecado, através do sangue de Jesus. A vitória pregada no reteté é financeira, sobre os invejosos, sobre o diabo, pois os retetezeiros são “super poderosos” (mas não é aquele poder que Jesus prometeu que teriam os que cressem em Seu nome, mas é um poder feio e estranho, que zomba das coisas espirituais e expõem os ignorantes às artimanhas de satanás). A Palavra nos ensina a resistirmos à tentação e vigiarmos em todo o tempo, pois o nosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Jesus é a nossa força e a nossa vitória! O poder do Espírito Santo é dado aos crentes para anunciarem a mensagem do reino de Deus e terem forças para batalharem nesta terra, contra o pecado e não para sapatearem inutilmente em ritmos mundanos até caírem ao chão. Não compare o poder do Espírito Santo à bagunça irresponsável do reteté! O nosso Deus é santo e nós devemos ser santos também, pois sem santidade ninguém O verá. Ser santo é ser separado - bem diferente do reteté que significa misturado.

http://www.achandotesouros.blogspot.com/

17 comentários:

  1. Mais uma vez, amada thalita, glorifico a Deus por sua coragem e conhecimento da palavra de Deus para denunciar atitudes espúrias que depõem contra a ordem a decencia requeridas na santa palavra do Senhor. Que Deus continue abençoando a sua vida. Em Cristo, Pra. Nadia Malta

    ResponderExcluir
  2. Nos tempos de hoje muitos têm grande preocupação em demonstrar que são crentes e para isso usam de muitas artimanhas se assemelhando a Simão o mágico que queria comprar a unção do Espírito Santo de Deus das mãos de Pedro.
    Para alguns Deus tem que se manifestar entre eles como Deus não se manifesta o próprio satanás se faz presente usando do psique de rodar até perder a consciência como na umbanda e candomblé e assim são possuídos e acham que é poder de Deus, nenhuma alma convertida, ninguém se arrepende dos pecados e vamos dançando até as portas do inferno.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, irmão Daniel.
    Obrigada pelo comentário. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Nós, cristãos, precisamos cuidar da nossa fé; devemos lembrar que ela é o único meio de que dispomos para alcançar as promessas do Senhor e as bênçãos que do alto são derramadas. Pela fé podemos nos firmar no refúgio que é Cristo. Vejo que certos líderes estão tentando um atalho para as suas conquistas, por isso permitem que o corpo de Cristo, a "Igreja", seja maculada por tais coisas. Quando cremos na palavra de Deus, ele opera sem esforço do homem, a fé nada tem a ver com sentimentos, aparência ou demonstração exterior, porque a fé não precisa de coisa alguma desse tipo, basta estar alicerçada na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas.
    Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.
    Apocalipse cap 16/3/4/5/6/7
    Nós já estamos esperando a volta do filho de Deus, enquanto isso os homens perdem tempo com as coisas inúteis desta terra, Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

    ResponderExcluir
  6. http://ogritodoevangelho.blogspot.com/2011/03/liturgia-e-culto-reflexoes-luz-das.html

    ResponderExcluir
  7. O capítulo 14 da primeira carta de Paulo aos Coríntios foi escrita como instruções para o exercício correto e coerente com seu propósito, que é edificar a Igreja. Paulo, inspirado por Deus, faz apologia da ordem, decência, edificação e critica o misticismo sem orientação.
    O Espírito Santo jamais, em hipótese alguma, motivará os cristãos a contradizerem sua própria Palavra! É claro que o Espírito Santo não precisa e nem vai rezar a bula litúrgica produzida por homens, mas jamais quebrará os princípios estabelecidos nas Escrituras. Criticar o "reteté" não é limitar o poder de Deus e muito menos colocá-lo numa "caixinha litúrgica". Criticar esses fenômenos é dever daqueles que querem seguir os princípios estabelecidos para o exercício carismático neotestamentário.
    É dever pastoral orientar o rebanho quanto à carismania. Carismania produz muito barulho e bagunça, mas nenhuma edificação. Carismania produz muito estrelismo e extremismo, mas não contrição. Parece paradoxal, mas as igrejas do "reteté" são pobres de manifestações dos dons e sobram fenômenos estranhos, ou seja, os adeptos do "reteté" desprezam os verdadeiros dons como os mais ferrenhos cessacionistas-fundamentalistas.

    ResponderExcluir
  8. É verdade irmão Ricardo.Esperar a volta de nosso Senhor Jesus não permite perda de tempo com coisas passageiras.E é por isso que devemos nos apegar cada dia mais e mais na leitura e estudo das Sagradas Escrituras;Para não sermos enganados e levados por qualquer vento de doutrina.Muito boa sua observação!

    ResponderExcluir
  9. DIGA NÃO AO RETETÉ!
    significado de retete não deixe de ver!!!
    Olhe o significado de reteté e cooperem
    RETETÉ: é um Ritual Africano Trazido Para Portugal em meados de 1948, onde as Pessoas se Reuniam Para Praticar Rituais de Voduns, as Pessoas Furavam Umas as Outras.

    Hoje em Dia as Pessoas Aderiram esse Nome em nosso meio Como Clichê, Inclusive Pessoas de Influência Como Pastores Tem levado a Multidões a Falar Esta Palavra:RETETÉ DE JEOVÁ, é meu dever como Cristão informa-los das Heresias que estão ocorrendo no meio do povo de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Esta palavra reteté é tão confusa, quanto aos movimentos que vemos nas igrejas por aí.
    devemos lembrar que se a origem e significado dela está meio que em oculto, logo devemos condená-la, haja vista que as coisas ocultas são para Deus e a nós somente as que Deus nos revelou. Deuteronomio 29-29.
    Mas todas estas coisas fazem parte da teoria da conspiração, que é verdadeira (illuminats), e fazem parte da preparação do reinado do antcristo com a introdução de doutrina de anjos e demonios gerando o descrédito nas igrejas.
    É bem verdade que o avivamento do Espírito Santo de Deus é legítimo e Bíblico e que este tipo de doutrina do reteté vem para o denigrir e o impedir, criando escândalos e confusão na mente daqueles que ainda desconhecem as Sagradas Escrituras.
    Assim como não podemos extinguir o Espírito também precisamos encontrar o discernimento e o equilíbrio, e isto sé se adquire com conhecimento prático de Toda a Palavra de Deus.
    Mas como culturalmente falando o povo brasileiro não gosta de ler nada...
    Logo então Veremos ainda este tipo de conflito teológico e doutrinário entre os irmãos.
    É a velha ignorância que não traz proveito algum ao Evangelho de Cristo.
    Assim como é certo que há falta Ordem e decência em alguns cultos pentecostais, também é certo afirmar que não há manifestação de poder do Espírito Santo nos cultos tradicionais.
    Fica evidente que os Pentecostais Erram por pouco conhecerem as Escrituras, assim como os Tradiconais Erram por pouco conhecerem o Poder de Deus. São Mateus 22-29.
    Assim como as igrejas onde não há a Manifestação do Espírito Santo o povo se corrompe, onde só há manifestação o povo tropeça na Palavra.
    Devo lembrar que Conhecimento e Prática devem caminhar lado a lado, e que os Frutos do Espírito Santo são mais importantes do que os Dons.
    Logo posso comcluir que tanto os Pentecostais quanto os Tradicionais estão longe da perfeição do equilíbrio dos dons da moderação e sabedoria!
    Precisamos nos apegarmos ainda mais no conhecimento prático de Toda a Palavra de Deus! Mas eu louvo ao Senhor Jesus Cristo por este espaço, podemos então profetizar que há uma luz no fim do túnel. Cabe a nova geração encontrar este equilíbrio para a que haja sua Edificação!

    "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; afim de, estando arraigados em amor.
    Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a larura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
    E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
    Ora aquele que é poderoso para fazer tudo aquilo muito mais abundante além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.
    A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém"!
    (Efésios 3-17:21).
    Contato via Email e Msn: marcus_antonio_evangelista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Teve um pregador que disse o seguinte:

    'Na palavra reteté vem dos escravos que vinheram da Africa era uma dança parecida com o chango brasileiro pelos afro-descendentes, hoje vemos muitos grupo que dizem reteté de Jeova isso não é de Deus, ok.'

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu participei de um culto, e de repente era irmã pulando, caindo, teve uma obreira que foi segurar e levou um tapa na cara, outro caiu no chão e é um empurra empurra, pessoas atras p/ segurar quem tá caindo p/ não se machucar, eu com meu filho pequeno no colo morrendo de medo de alguém cair em cima de nós.
    Se esse é o verdadeiro manifestar do Espirito Santo de Deus, nossa então sai de lá mais sem uma gota, porque como podemos aproveitar a presença de Deus quando vc não pode nem fechar o olho, pq alguém pode cair em cima de vc, te dar um tapa, um empurrão, é um salve-se quem puder, quando terminou a lider disse que teve gente que não creu no poder de Deus, pra Jesus ter misericórdia dos incrédulos, é e o culto foi sobre vitoriaaaaaa financeira, nada de concerto arrependimento, buscar a face de Deus, ter frutos do Espirito, bom o pior na minha opinião é fazer as pessoas acreditarem que se não for assim vc não é de Deus, e se for tem alguma coisa errada com vc, precisa ser liberto, ta gelado e os gelados e mornos Deus vomita,resumindo se não tiver o manifestar do Espírito vai pro inferno.

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu participei de um culto, e de repente era irmã pulando, caindo, teve uma obreira que foi segurar e levou um tapa na cara, outro caiu no chão e é um empurra empurra, pessoas atras p/ segurar quem tá caindo p/ não se machucar, eu com meu filho pequeno no colo morrendo de medo de alguém cair em cima de nós.
    Se esse é o verdadeiro manifestar do Espirito Santo de Deus, nossa então sai de lá mais sem uma gota, porque como podemos aproveitar a presença de Deus quando vc não pode nem fechar o olho, pq alguém pode cair em cima de vc, te dar um tapa, um empurrão, é um salve-se quem puder, quando terminou a lider disse que teve gente que não creu no poder de Deus, pra Jesus ter misericórdia dos incrédulos, é e o culto foi sobre vitoriaaaaaa financeira, nada de concerto arrependimento, buscar a face de Deus, ter frutos do Espirito, bom o pior na minha opinião é fazer as pessoas acreditarem que se não for assim vc não é de Deus, e se for tem alguma coisa errada com vc, precisa ser liberto, ta gelado e os gelados e mornos Deus vomita,resumindo se não tiver o manifestar do Espírito vai pro inferno.

    ResponderExcluir
  14. Ola,pessoal!
    Graça e Paz, sou Pastor Evangélico Pentecostal a 12 anos e esse tempo todo tenho buscado fundamento Bíblico para esse movimento Retete,Manto,Canabrias,Sapato de fogo,Canela de fogo, e em todas as fontes Bíblicas que eu pesquisei não houve um só indicio de verdadeiro nesses movimentos,por tanto se não ha fundamento bíblico não emana de Deus e tudo que não emana de Deus não se pode dizer que e edificante como obra do Espirito Santo
    Portanto me coloco como voz de trombeta contra esse movimento anti Biblico


    Um forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  15. Paz do Senhor Thalita Couto. Você falou com muita propriedade sobre o assunto. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails