terça-feira, 27 de abril de 2010

NÃO CAIA!

Vemos muitas mensagens de advertências como estas: Se beber não dirija! – Cuidado, este produto é tóxico! - Proibido fumar neste ambiente, etc. Na bíblia encontramos uma mensagem de alerta em 1Co 10.12: “Aquele, pois que cuida estar de pé, olhe que não caia”. É fácil observarmos o erro dos outros, dizer qual seria a melhor atitude a se tomar na situação de vida que o outro está vivendo. É fácil julgar o comportamento dos outros e criticá-los a cada falha que cometem, mas é difícil demais se reconhecer errado e necessitado de ajuda para melhorar. O orgulho atrapalha o nosso crescimento emocional, nosso crescimento diante da sociedade e o nosso crescimento espiritual. A pessoa orgulhosa se enxerga acima da maioria, então não conhece ninguém capaz de lhe dar conselhos. Deus não nos quer assim. A bíblia nos orienta por palavras de sabedoria que nos são muitas vezes apresentadas na forma de um conselho. Observe que Paulo sempre mandou conselhos especiais em suas cartas – 2 Tm 2.22: “Foge também dos desejos da mocidade, e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor”. Tomar cuidado para não cair é um conselho sábio, pois às vezes podemos julgar que estamos firmes e caminhando bem, quando na verdade, por achar que estamos indo bem, deixamos de olhar e tomar cuidado para não tropeçar no meio do caminho e cair. Por isso a palavra nos diz: “Quem cuida estar de pé, olhe para que não caia”. Se você está de pé e não quer correr o risco de cair, então observe atentamente cada um desses conselhos. Paulo nos dá como exemplo o povo de Israel que esteve no deserto passando pelas mesmas situações. Ele diz que todos comeram de um mesmo manjar espiritual e que todos beberam de uma mesma bebida espiritual, pois bebiam da pedra espiritual e a pedra era Cristo, mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto, ou seja, caíram. E essas coisas são usadas como figura, como exemplo para não praticarmos as coisas más que eles praticavam. Pronto, agora ficou fácil de entender, basta não praticarmos o que esses que caíram praticaram. Mas o que eles praticaram mesmo? 1Co 10.7-10 nos dará a resposta e os conselhos para que não venhamos a cair na fé, na graça e no conhecimento de Deus, a ponto de perdermos até o céu.
Primeiro conselho: “Não sejais idólatras como alguns deles”. Você pensa que idolatria é somente se prostrar diante de uma imagem? Idolatria é colocar qualquer coisa ou qualquer um no lugar que só Deus pode estar – exemplo: Se sua alegria e força para viver é o seu noivado, pronto! está colocando as coisas no lugar errado e pode chegar a cair se continuar agindo assim, pois se seu noivado não der certo por algum motivo, logo se verá sem alegria e sem forças para viver e muitos por agirem assim, chegam a tirar a própria vida. Somente Deus é a nossa força e alegria para viver, o resto é lucro.
Segundo conselho: “Não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil”. Você sabe o que é prostituição? É a prática sexual de forma promíscua, a pessoa que tem pratica sexual com várias pessoas, em troca de dinheiro, fama ou pelo prazer da carne, que é o pecado que nos afasta de Deus. E tem gente se prostituindo por cada coisa!
Terceiro conselho: “E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram”. Quando Jesus foi tentado por satanás, Ele mesmo disse ao inimigo: “Está escrito: não tentarás ao Senhor teu Deus”. Tentar a Deus é fazer o que o inimigo manda, assim como mandou Jesus se jogar do alto do pináculo. Imitemos ao Senhor Jesus, que venceu a tentação obedecendo à palavra de Deus e não se jogou.
Quarto conselho: “Não murmureis, como alguns deles murmuraram e pereceram pelo deserto”. Murmurar é reclamar demais, ficar maldizendo o tempo todo e colocando defeito em tudo. Se acontece algo que o irrita é o suficiente para começar a cochichar daqui e dali sem parar, reclamando de tudo e de todos? Cuidado, já está murmurando.Todas as situações devem ser bem resolvidas - isso impede que fiquemos presos na murmuração. Mas alguém pode pensar, é muito difícil viver assim, pois somos colocados diante desses obstáculos todos os dias. Pois é, mas a palavra de Deus é poderosa e nos afirma que: “Não veio sobre vós tentação se não humana, mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação dará também o escape, para que possais suportar”. Isso é promessa de Deus e Ele cumpre todas as Suas promessas. Está se sentindo tentado e está com medo de cair? Lembre-se, Ele cumpre a promessa de dar-lhe o escape. Não basta estar de pé, tem que tomar cuidado para não cair!
http://www.achandotesouros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails