quinta-feira, 8 de abril de 2010

A RAIZ DO MAL

Quando você vê uma árvore, o que mais chama sua atenção: seu tamanho, sua copa, seus galhos, seus frutos, seu tronco? Existe nas plantas algo que muitas vezes não podemos nem ver, mas que é de muita importância para sua existência: são as raízes!
A raiz é o órgão da planta que tipicamente fica abaixo da superfície do solo e exerce duas principais funções: a fixação da planta ao solo e a absorção de água e de todos os outros nutrientes que a planta precisa. Vamos meditar no texto em 1 Tm 6.10 que diz: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmo com muitas dores”. Neste texto a bíblia nos ensina sobre o perigo de querer ter muito dinheiro. A bíblia fala sobre esse amor do dinheiro - você sabe bem o que significa essa expressão? Vamos fazer uma simples comparação: um homem que se torna pai pode se expressar dizendo: sinto um amor de pai, se referindo ao imenso amor com que ama seu filho. Ou seja, um pai que ama o filho sente “um amor de pai” - um homem que ama o dinheiro sente o amor do dinheiro. Amor envolve relacionamento, por isso a bíblia se refere ao amor do dinheiro como sendo a raiz de todos os males. O homem que se preocupa demais com o dinheiro, como um pai se preocupa com um filho, entra em um relacionamento com o dinheiro e acaba praticando muitos males. A pessoa que sente esse “amor”, que tem essa preocupação excessiva com o dinheiro está firmada no solo e recebendo os nutrientes dessa raiz do mal. O que faz um ladrão invadir empresas ou residências, o que faz um assaltante parar um carro e ameaçar o motorista, o que faz empregado e patrão brigarem, o que faz muitos casamentos sucumbirem, o que faz muitas mulheres se prostituírem, o que faz pessoas venderem drogas, o que faz a pessoa ser compulsiva por compras, o que faz muitos terem nomes sujos, o que faz com que aconteçam casamentos absurdos - como de uma garota de 19 anos com um velho de 90 e rico, o que faz muitos se suicidarem, o que faz alguém matar um semelhante e levar sua carteira? É o amor do dinheiro!
Agora vem o pior, o que será que faz com que tantos líderes religiosos peçam tanto dinheiro? Vivemos um tempo onde vemos padres vendendo pulseirinhas milagrosas -houve um tempo que eles vendiam até a “salvação” - vivemos hoje o tempo onde os pastores pedem dinheiro como mendigos pedem esmolas. As pessoas usam Deus para justificar essa prática que não condiz com a Bíblia. Na desculpa de manterem “seus ministérios”, esses homens pedem dinheiro, imploram dinheiro, até fazem chantagem emocional com o povo. É um absurdo, é uma vergonha, pois o dinheiro é necessário - todos nós precisamos e podemos usufruir coisas boas que o dinheiro nos proporciona - mas evangelho não tem nada ver com dinheiro. A igreja de Atos dos Apóstolos deveria ser o exemplo até hoje. Naquela época todos tinham tudo em comum, nem precisavam pedir! Mas isso era resultado do evangelho nesses irmãos, esses irmãos tinham suas raízes fixadas na rocha que é Cristo e seus nutrientes eram os ensinamentos da palavra de Deus. Um dia desses vi no Youtube o vídeo de um “pastor” que, além de usar o nome de Jesus para fazer truques fajutos dizendo ser milagres, cobrava a entrada das pessoas no recinto em que “pregava” e gritava: “ela não tinha dois real (exatamente assim, real no singular) o cunhado emprestou, mas olha aí o resultado!"(mostrando o falso milagre). Isso me deixou indignada! Esse homem perdeu o temor de Deus, conforme o versículo citado no inicio da mensagem, esse homem se desviou da fé, nessa cobiça de achar que a obra de “Deus” envolve lucros. No tempo dos apóstolos a Igreja evangelizou muito mais do que hoje, mesmo não tendo tantos recursos que hoje temos. Não precisava de dinheiro, precisava do poder de Deus para alcançar as almas. E é de poder que precisamos até hoje. É uma ilusão acreditar que a obra de Deus precise de campanhas e bênçãos financeiras para se expandir. A mensagem de Cristo é de graça, o evangelho tem um preço que dinheiro nenhum - mesmo que juntássemos todos os valores do mundo inteiro - jamais alcançaria. Esse valor foi pago em sangue, na cruz do calvário - isso basta e garante!
Guardemos estas palavras que estão em 1Tm 6.7-8: “Porque nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar dele”. E aprendamos com este exemplo: “Tendo, porem, sustento e com o que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. Que estejamos firmados em Jesus, recebamos dEle a água da vida e sejamos alimentados pela sua Palavra eterna. Nossa riqueza está nos céus!
http://achandotesouros.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails