quinta-feira, 29 de abril de 2010

A SOBERANA AUTORIDADE DA PALAVRA DE DEUS

Sabe como Deus fez o mundo? Falando! Pense nas montanhas, nas matas e oceanos. Olhe para o céu à noite e veja a lua e as estrelas. Pare um pouquinho e contemple a variedade de animais que existem, cada um de um jeito. Veja a beleza das flores e deguste o sabor de uma fruta, pensando em como isso tudo foi feito. A bíblia, que é a palavra de Deus, nos ensina que Deus fez tudo isso falando – veja (Gn 1.3) “E disse Deus: haja luz e houve luz”. Esse assunto é tão profundo e não podemos deixar passar despercebida a autoridade da palavra de Deus!

Jo 1.1-3: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”. Ele estava no principio com Deus. “Todas as coisas foram feitas por Ele, sem Ele nada do que foi feito se fez”. Agora observe o que diz o versículo 14 do mesmo texto: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Sabe aquela palavra que inicia o livro do Gênesis? Era Jesus que estava com Deus sendo o verbo, a palavra que tudo criou! Sabe aquele menininho que nasceu lá em Belém, aquele para quem os anjos cantaram celebrando a sua chegada ao mundo? Era o verbo encarnado, o Emanuel (Deus conosco), Jesus Cristo, o filho de Deus, o Salvador do mundo! (Rm 11.36) Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas, glória pois a Ele eternamente. A bíblia é a palavra de Deus, escrita para nós, para que pudéssemos chegar ao conhecimento de Sua existência, Seu poder, Seu amor, e Seu plano para o homem. Somente através das sagradas escrituras podemos viver de acordo com a vontade de Deus e em comunhão com Ele. A única forma de conhecermos a Deus é através de Sua palavra, e também é através da bíblia que Deus fala com o homem. Nada, nem ninguém pode ser colocado na mesma autoridade em que está a bíblia sagrada. É ela quem deve dirigir as nossas vidas, assim como o salmista se expressou ao dizer que “lâmpada para meus pés é a tua palavra, Senhor”. Todas as nossas decisões devem ser tomadas de acordo com a ordem expressa na palavra de Deus. Quando um homem se afasta da palavra de Deus, na realidade está se afastando do próprio Deus. Infelizmente hoje, até mesmo no meio do povo que se diz ser de Deus, a bíblia tem sido desprezada. Muitos são os que carregam as suas bíblias sem nunca a terem lido fora das reuniões da igreja, não sentem apego à leitura diária e não encontram na leitura bíblica a maior forma de comunhão com Deus. Oséias 4.6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”. A falta de conhecimento sobre Deus, é o motivo de vermos tantas vidas sendo destruídas, famílias que tinham tudo para serem felizes se acabando no adultério, no ciúme, na inveja entre irmãos. A falta do conhecimento de Deus faz com que os homens sigam no mau caminho em que estão sujeitos a trilharem por causa do pecado. Mas Jesus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós, morreu na cruz para nos salvar. Ele nos livra do poder do pecado e em seu sangue somos lavados e remidos, somos em Jesus perdoados e recebidos como filhos de Deus. É impossível falar da bíblia, a palavra de Deus, sem falar em Jesus. Por isso é inaceitável que um ministro do evangelho deixe de pregar a bíblia para fazer qualquer outra coisa ainda que seja em nome de Deus. Ver um pastor, mestre ou qualquer outra pessoa incumbida de anunciar as verdades da palavra, perdendo tempo com coisas que nada edificam a vida dos outros, é triste é lamentável é sinal de frieza e relaxo para com a obra de Deus. Fazer a obra de Deus não é fazer ninguém sair do mundo real, criando ilusões de que somos super poderosos e vivemos no sobrenatural do "reteté". A obra de Deus nesta terra, através de sua igreja, é anunciar ao mundo que o pecado faz divisão entre Deus e o homem e que só através da fé em Jesus, que morreu na cruz por nós, ressuscitou dentre os mortos, que está preste a voltar e levar para si um povo fiel, é que podemos ser salvos. Portanto (Oz 6.3) “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. A única forma de conhecer ao Senhor é através de Sua palavra. Quando os pastores, professores, lideres em geral, deixam de incentivar o povo a ler a bíblia, é a maior arma que o inimigo de nossas almas tem para guerrear contra a igreja, pois encontra um povo desarmado e sem defesa. A palavra de Deus é escudo e espada na luta contra o mal. Ensinar a palavra é ensinar e conduzir as pessoas ao céu, enquanto que deixar de ensinar a palavra é permitir que caminhem a passos largos rumo ao inferno. Um exemplo bem simples, para fácil compreensão: Um homem mal intencionado entra na igreja interessado em conhecer o local para depois voltar e roubar a igreja. Se ele durante o culto, mesmo tendo esse plano, escuta a palavra de Deus, está tendo a oportunidade de mudar de vida e também de planos, pois um real encontro com Jesus faz com que até um ladrão se arrependa de seus pecados. Mas pode o ladrão voltar e tentar roubar, se o pastor gastar o tempo da palavra tentando movimentar o povo, dizendo ser isso poder do Espírito Santo (que é uma mentira, pois se tem alguém interessado em fazer com que a bíblia seja estudada é o Espírito Santo). É somente através da Palavra que o homem se convence do pecado, da justiça e do juízo, e é conduzido ao arrependimento e a salvação. Este foi o conselho de Paulo a Timóteo e consequentemente a todos os que têm em si a responsabilidade de anunciar a verdade ao povo (2 Tm 2.15) “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Tenha amor a bíblia, não a troque por nada. Não perca tempo, Jesus esta voltando e temos uma responsabilidade diante dEle. Lembre-se: seremos julgados pela Palavra. Jesus é a Palavra de Deus!

www.achandotesouros.blogspot.com

Um comentário:

  1. A DOREI ESSA PALAVRA!SERVE DE CONCIENTIZAÇÃO PARA ENSINAR-MOS AO POVO DE DEUS QUE A PALAVRA(BÍBLIA)É O ALIMENTO DA NOSSA ALMA. É QUE SEM ELA FICA-MOS FRACOS E PODEMOS CHEGAR A MORTE . AMÉM

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails