quarta-feira, 31 de março de 2010

VAMOS ADORAR A DEUS?

Todas as nações têm em seus hinos letras que exaltam a sua força, beleza, seu povo, suas riquezas etc.
Veja só um pedacinho do que cantamos em louvor a nossa Pátria:
“Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!”.
Brasil, um sonho intenso, um raio vívidoDe amor e de esperança à terra desce,Se em teu formoso céu, risonho e límpido,A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
O hino nacional exalta o nosso Brasil, nossa terra que amamos e oramos para que seja abençoada, mas que infelizmente está cheia de coisas para nos entristecer e até mesmo nos envergonhar de ser brasileiro. Claro que temos aqui muitas coisas para nos orgulharmos, mas muitas vezes a vergonha faz queimar a cara do brasileiro que não é malandro, da mulher brasileira que não é sem vergonha, do político que não é corrupto, do pobre que não é bandido e do morador da favela que não é traficante! Mas mesmo assim continuamos cantando o hino em exaltação a nossa nação, mesmo com todas as falhas. Isto me chamou muito a atenção. Estava hoje meditando na leitura bíblica - Rm 11.33-36:
Hino de Adoração, este é o titulo da mensagem que Paulo escreveu. Meu Deus! Isto sim é hino! Como os povos honram a sua terra, Paulo honrou o nosso Deus através deste hino.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!” - Assim começa a letra deste hino, exaltando a riqueza da sabedoria e da ciência de Deus, ou seja, exaltando a Deus por ser Onisciente, o único capaz de saber todas as coisas, sobre todas as pessoas em todos os tempos. E o hino continua exaltando a Deus dizendo: “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” - O homem sentindo-se pequeno diante da grandeza de nosso Deus, reconhece que é impossível saber tudo o que Deus sabe, e por isso é incompreensível a Sua maneira de agir. E o belo hino continua engrandecendo a Deus: “Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” - O autor do hino questiona quem poderia ter entendido a vontade de Deus para poder O aconselhar. Ele estava reconhecendo que Deus é Soberano a tudo e a todos. E a adoração continua: “Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?” - Agora o autor questiona se alguém merece receber alguma coisa de Deus, sabendo que tudo que recebemos de Deus é de graça. E o hino prossegue exaltando a Deus: “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas, glória, pois, a ele eternamente. Amém!” - O autor do hino afirma que de Deus procede todas as coisas, que Deus sustenta todas as coisas e que todas as coisas são dEle, e essa afirmação faz com que Ele glorifique a Deus e convoque que todos façam o mesmo, eternamente, pois é Deus quem fez o céu, o mar e a terra, fez as estrelas, os animais grandes e pequenos, e é Ele quem os sustenta e também são para Ele. A Deus pertencem todas as pedras preciosas e as demais riquezas deste mundo. Deus é o criador de nossas vidas, Ele é quem nos sustenta e a Ele pertencem todos os nossos dias. Então vamos adorar a Deus assim como Paulo fez, adorando a Ele por sua sabedoria, por seu poder, autoridade e por sua graça.
Infelizmente, o que ouvimos hoje e chamamos de hino, na verdade não merecia este título, pois muitas vezes a letra da canção não adora a Deus, a letra fala sobre a luta e a vitória do irmão, a letra fala do fogo - que fogo? Fogo no pé, na canela, no tapete, na garagem, no monte, na igreja, fogo no ônibus etc, Esses "hinos” de fogo têm, praticamente, a mesma característica de um incêndio: ele bagunça, destrói e mata. As letras dos "hinos" falam sobre vingança do tipo: “quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vai se arrepender; vai estar entre a platéia e você no palco”...Meu Deus! Isto chega a me doer. Nunca na Bíblia sagrada encontramos base para tal afirmação - escrever e cantar algo assim dizendo ser adoração a Deus é absurdo, pois esse tipo de atitude é contrária à vontade de Deus, a não ser que estejamos falando do Deus deste século que cega o entendimento e afasta as pessoas de Deus. Ele sim, alimenta esse tipo de sentimento vingativo e soberbo. Deus mesmo afirmou que o seu povo estava sendo destruído por lhes faltar o entendimento! Quem não busca conhecer a Deus, não reconhece o que Paulo reconheceu ao escrever este hino (Rm 11.33-36). Por isso a letra do "hino" é tão diferente e quem não busca conhecer a Deus pensa que só falar “Deus” na música já é Hino. Sabemos que existem letras que profanam o nome de nosso Deus falando dEle o tempo todo. Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro.
Olhemos para os salmos: são cento e cinquenta composições exaltando o nosso Deus, com letras que simplesmente descrevem a Sua bondade, ou são pedidos aflitos de socorro ao Deus que tudo pode, mas todos os salmos, verso a verso, adoram a Deus!
Aprendamos com o exemplo bíblico ao invés de copiar os "ídolos" da música gospel, que nada sabem sobre Deus, pois quem sabe faz como os salmistas fizeram, faz como Paulo fez, pois têm muitas coisas bonitas para pronunciar a Deus, que merece sempre o nosso melhor. E o nosso melhor é a verdadeira adoração que engrandece a Deus com toda a nossa maneira de viver, seja cantando, falando, andando, trabalhando, estudando, sorrindo, chorando ou simplesmente pensando, que seja exaltando a Deus. Deixemos os modismos de lado e voltemos os olhos para Jesus, o autor e consumador de nossa fé. E ofereçamos sempre, por ele a Deus, sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hb 13.15.
Então, agora quero te fazer um convite: Vamos Adorar a Deus?

http://achandotesouros.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui! Deixe seu comentário. Deus o (a) abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails